Enquanto membro da Agência de Investigação e Defesa Paranormal, o Hellboy defendeu o mundo de monstros, bruxas, demónios e um bom número de deuses lovecraftianos. Com o seu fiel revólver e a sua “Mão direita do apocalipse”, o Hellboy fez da eliminação de monstros a sua especialidade.